segunda-feira, 28 de abril de 2008

Após "Santiago", João Moreira Salles volta à família

SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo

O próximo filme que o documentarista João Moreira Salles pretende fazer contará uma só história -de uma viagem que a mãe do diretor fez à China, durante a revolução cultural- sob pontos de vista diferentes.

A viagem foi registrada em imagens que o diretor deve desarquivar e transformar num filme, assim como fez com "Santiago", seu quarto documentário em longa-metragem, que estréia hoje nos cinemas e é dividido em duas partes.

No primeiro trecho do filme, intitulado "Santiago", o diretor apresenta seu personagem -o homem que foi mordomo de sua família durante 30 anos e cujo depoimento biográfico ele filmou em 1992, dois anos antes da morte de Santiago Merlo.

Na segunda parte do filme, "Reflexões sobre o Material Bruto", Moreira Salles descortina as razões por que "Santiago" foi o único filme que ele não concluiu e as que o fizeram retomá-lo, em agosto de 2005.

Narrado em primeira pessoa, "Santiago - Reflexões sobre o Material Bruto" não tem, contudo, a voz de João Moreira Salles, mas sim a de seu irmão Fernando Moreira Salles.

Desconfiança

O diretor explica a escolha do narrador, além do motivo "trivial, porém relevante" de não gostar da própria voz: "Um dos assuntos do filme é a fronteira entre ficção e documentário. A minha voz dava uma concretude muito grande a ele. Com a voz do Fernando, acrescento uma dimensão a mais de ficção no filme. Sou eu falando, mas não é minha voz. É como se introduzisse um espelho a mais, uma camada adicional de desconfiança, de ambigüidade".
Divulgação
Mordomo Santiago Merlo (1912-1994) em cena do documentário que extréia hoje
Mordomo Santiago Merlo (1912-1994) em cena do documentário que extréia hoje

A estrutura em camadas superpostas é a que o diretor pretende usar também no próximo filme, com as imagens de arquivo familiar feitas na China.

"Tinha vontade de editar esse material com duas ou três locuções diferentes. A primeira seria eu, que não apareço no filme, falando sobre as imagens. A outra seria de um personagem que está no material, pensando naquele momento sobre a viagem. E a outra, de um personagem periférico. É sempre o mesmo material, que adquire sentidos diferentes. Não é nada novo, original, mas está um pouco mais no caminho do que me interessaria fazer", afirma.

Depois de "Santiago", Moreira Salles se desinteressou em repetir o tipo de filmes que fez antes -"Notícias de uma Guerra Particular", sobre a violência no Rio de Janeiro; "Nelson Freire", perfil do pianista; e "Entreatos", registro da reta final da vitoriosa campanha de Lula à Presidência. O diretor cogitou não prosseguir com a carreira de documentarista.

"Hoje não tenho mais vontade de seguir pessoas com uma câmera e esperar para ver o que acontece. Isso ficou para trás. O que tenho mais interesse de fazer hoje em dia é ser mais experimental no cinema documental", afirma.

A dose de experimentalismo que Moreira Salles aplicou a "Santiago" incluiu assumir-se como personagem do filme, o que acabou sujeitando-o à dupla crítica dos espectadores que já assistiram ao filme em festivais e pré-estréias.

"Muita gente disse que, em nome dos problemas que me levaram de volta ao filme, pus Santiago em segundo plano", afirma o diretor. "É uma interpretação possível, e ela comporta um julgamento ético: o diretor usou-se do personagem para seus próprios fins. Eu poderia contra-argumentar que todo filme faz isso, mesmo os mais angelicais. Mas cabe ao espectador e à crítica determinar se o meu foi indevido."

Embora "Santiago" agora se submeta ao crivo do público e da crítica, Moreira Salles diz que não os teve em conta quando decidiu remontá-lo.

"Fiz "Santiago" num momento difícil da minha vida. Nessas horas, a gente não tem muito a perder e não pensa nos outros. Faz o filme porque aquilo te ajuda, e essa ajuda é tudo que se pede. O resultado são filmes que só podiam ser feitos por quem os fez, intransferíveis."

No filme, Moreira Salles, 45, descreve o "momento difícil" como aquele em que percebeu que "a juventude foi ficando para trás" e teve vontade de voltar à casa em que cresceu e às memórias de sua infância, das quais Santiago faz parte.

Um comentário:

Unknown disse...

- Boom eu Achoo Assiim toodo muundo ta JULGANDO seein saaber poorq ngm saabe realmeente uke Acoonteçeeu , Toodos Juulgaaum seein saaber a vdd Histooria do Sandro mãais ngm Seentio na Pelle pra saaber, Todos deveriiaum sabeer REALMEENTI uki aconteçeeu eu fiikei impresionada coom a CRUELDADE das pessoas juulgando o SANDRO , as pessoas de hooj eiin diia JULGAUM as pessoas seein saaber que sãao apeenas MEROS moortaiis , toodoos erramoos e toodos deveremoos ter uma segunda Chançe , Eu pesquiseei TUDO sobre a viida do Sandro e ngm como eu e as pessoas que conheçiiam elle saabem como elle viveeu , vooc's JULGAUM poorq vooces teein tudo naaum presizão LUTAR pello que quereein , nãao tiveraum a mãae ASSASINADA na suua freente pra saabeer a DOR de vdd , nãao sabeem como fooi difiçiil pra elle viveer na RUA seein saaber u diia de AMANHA seein saaber C amanha vaai teer oque COMER , Geente peenseein MUITO beein antees de JULGAR alguuma pessoa, Só Deus saabe realmenti como fooi a viida desse garoto , uki elle passou ukeelle presizoou , eu mi EMOÇIONO ao veer as fotoos delle e veer us Fiimes e Documentariios , poois uque esse meniino passou nãao é façiil nãao vooc's deveriiaum priimeiiro , Ollhar as Dificuldades daas pessoas e nãao iir tirando suas PROPRIAS conclusoês sabeendo apeenas uke a MIDIA publicoou , poorq vooc's viveein nesse MUNDINHO que acreditao eiin TUDO que veein na televisão deveriiaum peensar maais com o CORAÇÃO .. e nãao com essa mMAGOA tooda.. eu realmeenti fiikei chokada coom a Hiistoriia do Sandro um Garooto que Nunka tevee nada , nunka ngm Chegoou para Ajuda-lo elle seempre teve que correr atras dos seeus Objetiivos, Como elle diiziia ( Akiilo nãao era fiilme de AÇÃO era a Realiidade ! [peensein beein nisso , Proucureein saiir desse MUNDINHO de TV que tudo que vê Acrediitaum ..priimeiiro proucureein saaber pra depoois tirar suas Concluzoes !!!!
[/desabafeei