terça-feira, 22 de abril de 2008

Novo capítulo para a produção audiovisual de Pernambuco

O governo do Estado anunciou, no último dia 16, no Palácio do Campo das Princesas, os vinte e nove projetos beneficiados pelo I Edital de Programa de Fomento à Produção audiovisual de Pernambuco. Ao todo serão destinados R$ 2,1 milhões para realizadores pernambucanos. Além de projetos de longa e curta metragem, e produtos em vídeo para TV, cinco documentários foram contemplados.

“Ano passado, o cinema brasileiro teve que aplaudir o cinema pernambucano. Agora temos que consolidar Pernambuco como um pólo de cinema e ajudar a produção do Nordeste”, afrirmou Eduardo Campos. O governador rearfimou o compromisso de “continuar a caminhada” e acresecentou a importância de aumentar o acesso aos bens culturais. “Queremos fazer uma política de Estado, e não de governo”, defendeu Campos.

A iniciativa conta com a realização da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A presidente da instituição, Luciana Azevedo esclareceu que neste primeiro edital estão sendo comemorados o produto e o processo. “Para os que fazem a Fundarpe foi uma lição técnica e política”, afirmou ela.

Confira a lista dos cinco documentários comtemplados pelo programa:

Projeto: A descoberta do mundo
Direção: Taciana Oliveira
Valor: 130.000,00

Projeto: Ave Maria ou mãe dos sertanejos
Direção: Camilo Cavalcanti
Valor: 86.050,00

Projeto: A igreja invisivel de Juraci
Direção: Marcelo Pinheiro e Lula Queiroga
Valor: 35.305,00

Projeto: O rei da chanchada
Direção: Sérgio Dantas
Valor: 48.650,00

Projeto: Faço de mim o que quero
Direção: Petrônio de Lorena e Sérgio Oliveira
Valor: 72.141,47

Nenhum comentário: