sexta-feira, 21 de março de 2008

Cursos de cinema

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) divulgou nesta semana o cronograma de cursos técnicos do Centro Técnico Audiovisual do Nordeste (CTAV-NE). A partir de abril, o centro realizará oficinas de capacitação para o crescimento da atividade cinematográfica na região. Todas serão gratuitas e ministradas por profissionais de diversas partes do país.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar um e-mail com o currículo para ctavne@fundaj.gov.br e ctavne@gmail.com. Os alunos serão selecionados pelos professores de cada curso e a divulgação será feita pelo site da Fundaj www.fundaj.gov.br e pelo site da Fundarpe www.cultura.pe.gov.br ou www.fundarpe.pe.gov.br.

Lista de cursos:

ASSISTÊNCIA DE CÂMERA 35mm (curso 1)

Professor: Hamilton Oliveira – BA
Hamilton Oliveira é um experiente diretor de fotografia com trajetória no cinema e na televisão, suas últimas realizações em longa foram os filmes Esses Moços, de José Araripe, Eu Me Lembro, de Edgard Navarro. Além de ter ministrado vários cursos e oficinas de formação na área.

Objetivo do curso: Qualificar como Assistentes de Câmera em 35 mm, profissionais que já atuem no mercado audiovisual regional, facilitando a realização de produções locais, que precisam trazer de fora esse profissional tão importante para a produção cinematográfica. O seu conteúdo programático vai desde noções básicas de iluminação para cinema, a câmera de cinema, foco e movimentos de câmera até os procedimentos de filmagem.

Inscrição: 18 a 29 de Março de 2008
Resultado: 01 de abril de 2008
Realização do curso: 7 a 12 de Abril de 2008
Número de Vagas: 15

CHEFE DE ELETRICISTA – LIGHTING GAFFER

Professor: Álvaro Brito - SP
Álvaro Brito é chefe de eletricista, iluminador, professor de iluminação do Senac SP e consultor técnico. No audiovisual trabalhou em diversos filmes, entre eles Alice, de Chico Teixeira e De Passagem de Ricardo Elias.

Objetivo do curso: Essa capacitação vem preencher uma importante lacuna na formação do profissional Chefe de Eletricista - Lighting Gaffer na região, que se encontra em desvantagem em relação à capacitação de outras funções. Estão previstas aulas práticas e teóricas com a utilização de equipamentos necessários no dia-dia dos melhores profissionais de elétrica no audiovisual da atualidade.

Inscrição: 31 de Março a 5 de Abril de 2008
Resultado: 8 de Abril de 2008
Realização do curso: 14 a 19 de Abril de 2008
Número de Vagas: 10

DESENHO DE SOM – CAPTAÇÃO

Professor: Nicolas Hallet - Bélgica
Nicolas Hallet é diretor, roteirista e técnico de som, formado em Cinema e Vídeo na Academie de Beaux Arts de Bruxelles, na Bélgica. Ministra cursos de captação de som desde 1999 no Brasil. Já trabalhou em dezenas de filmes, dentre eles: Pau Brasil, de Fernando Bélens; KFZ 1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, recebeu o prêmio de melhor som no Festival Cine Ceará de 2005 pelo áudio do filme Entre Paredes, de Eric Laurence.

Objetivo do curso: Aprimoramento dos profissionais de áudio da região e tratará de conteúdos que vão desde a arte da captação até noções de física do som e acústica, o processo de gravação e suas adversidades, a importância de um projeto sonoro e a passagem do analógico para o digital.

Inscrição: 21 a 26 de Abril de 2008
Resultado: 29 de Abril de 2008
Realização do curso: 5 a 10 de Maio de 2008
Número de Vagas: 15

MONTAGEM

Professora: Karen Harley – PE
Karen Harley é pernambucana radicada no Rio de Janeiro, realizadora e montadora de cinema. Montou, entre outros, os filmes: Cinema, Aspirinas e Urubus, Baixio das Bestas, Janela da Alma, Hercules 56 e a A Festa da Menina Morta.

Objetivo do curso: Aprofundar o conhecimento sobre montagem cinematográfica e analisar a sua importância para a construção da narrativa do filme. Serão dadas aulas teóricas, com apresentação de trechos de filmes para apreciação e análise e aulas práticas em programa de edição não linear, Final Cut Pro.

Inscrição: 21 a 26 de Abril de 2008
Resultado: 30 de Abril de 2008
Realização do curso: 5 a 9 de Maio de 2008
Número de Vagas: 15

ASSISTÊNCIA DE CÂMERA 35mm (curso 2)

Professora: Andréa Scansani – SC
Andréa Scansani é Diretora de Fotografia; Formada pela ECA/USP em Cinema e Vídeo com especialização em Fotografia Cinematográfica; Especialização em Cinematografia na Escola de Drama e Cinema de Budapeste, Hungria; mestranda no Instituto de Artes da Unicamp, Docente do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina; Ministrante do curso de assistência e operação de câmera desde 2000.

Objetivo do curso: O segundo curso de Assistência de Câmera em 35 mm tem como proposta traçar uma visão completa das funções do assistente e operador de câmera relacionando-o com a equipe de fotografia, e tratará desde as noções básicas de fotografia e formação da imagem, passando pela instrumentalização técnica do equipamento a ser utilizado. E a parte prática: montagem e desmontagem da câmera e acessórios, testes filmados de estabilidade e paralaxe, pratica de movimentos e acompanhamento de foco, carregar e descarregar chassi, organizar o material sensível, organizar o equipamento para retirada e devolução na locadora e analisar os resultados dos testes.

Inscrição: 28 de Abril a 3 de Maio de 2008
Resultado: 6 de Maio de 2008
Realização do curso: 12 a 19 de Maio de 2008
Número de Vagas: 15

DESENHO DE SOM – FINALIZAÇÃO

Professor: Armando Torres
Armando Torres é sound designer e trabalhou em diversos filmes como: Meu nome não é Johnny, Tropa de Elite, O Passado, Cidade dos Homens, Baixio das Bestas, O ano que meus pais saíram de férias, Cinema, aspirinas e urubus, O cheiro do ralo, Amarelo Manga, Lavoura Arcaica, e em diversas obras para televisão, como a mini-série A Pedra do Reino.

Descrição do curso: A capacitação em Desenho de Som - Finalização será um básico de edição de som para cinema e televisão, destacando os itens: desenho de som para cinema, mixagem para cinema e televisão, diferenças entre mixar para cinema e mixar para televisão e os sistemas de exibição para cinema: Dolby Digital-Dolby Sr-Thx-Sdds e Digital Cine.

Inscrição: 30 de Junho a 5 de Julho de 2008
Resultado: 8 de Julho de 2008
Realização do curso: 14 a 18 de Julho de 2008
Número de vagas: 15

CENOGRAFIA PARA CINEMA

Professor: Carlos Arthur Liuzzi- RJ
Carlos Arthur Liuzzi é arquiteto, fotógrafo, cenógrafo e diretor de arte com ampla formação acadêmica e experiência profissional. No cinema, fez a direção de arte de filmes como Matou a família e foi ao cinema, de Neville de Almeida e Lembranças do Futuro, de Ana Maria Magalhães. Na televisão fez a direção de arte do seriado Mulher e no Teatro a cenografia de O Analista de Bagé, de Paulo César Pereio, só para citar alguns exemplos.

Metodologia do curso: Irá tratar da formação da imagem moderna: arte-fotografia-cinema, cinema e realidade, cinema e teatro, arquitetura e cenografia, cenografia como força dramática, decupagem para um projeto cenográfico, mobiliário - iluminação e objetos de cena e a formação da equipe de cenografia. Além da execução de um projeto cenográfico para cinema, pondo em prática a matéria teórica comentada em sala.

Inscrição: 7 a 12 de Julho de 2008
Resultado: 15 de Julho de 2008
Realização do curso: 21 de Julho a 2 de agosto de 2008
Número de Vagas: 32

Nenhum comentário: