quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dica de site

As produções documentais brasileiras, no início desta década, ganharam em profundidade reflexiva. Trabalhos como “Santiago” (de João Moreira Salles) e “Jogo de Cena” (de Eduardo Coutinho) apresentam a linguagem típica de um documentário, mas com características originais que questionam a construção do ambiente fílmico, a veracidade dos depoimentos e os limites da direção numa obra desse gênero.

Esta abordagem temática questionadora, que busca dar sentido aos fatos, também chegou ao mundo acadêmico. Artigos científicos e dissertações de estudantes e professores tiveram como objeto de pesquisa esses documentários. Foi lançado um olhar sobre o discurso e a ideologia de documentaristas como José Padilha (“Ônibus 174”) e Michael Moore (“Tiros em Columbine”), a respeito da estética na obra documental e o impacto do 11 de setembro nas narrativas desse gênero.

Uma boa fonte para ler esses trabalhos é o site DOC ON-LINE, a revista digital de cinema documentário. Aí encontram-se artigos, críticas, dissertações e teses.

Nenhum comentário: