quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Novo trabalho de Michael Moore chega aos cinemas

Será na próxima sexta-feira (22) e no sábado (23), no Multiplex Recife e Tacaruna, a pré-estréia do novo documentário de Michael Moore, “SOS Saúde” (Sicko, EUA, 2007), indicado ao Oscar na categoria de melhor documentário de longa-metragem. A estréia nacional está prevista para o dia 29 de fevereiro.

Em seu novo trabalho, o polêmico Michael Moore aponta os absurdos do sistema de saúde americano, no qual crianças morrem porque chegam ao hospital errado – onde não têm convênio – e homens precisam escolher, com base numa tabela de preços, qual dedo decepado implantar: 60 mil dólares o médio, 12 mil o anular.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Dica de site

As produções documentais brasileiras, no início desta década, ganharam em profundidade reflexiva. Trabalhos como “Santiago” (de João Moreira Salles) e “Jogo de Cena” (de Eduardo Coutinho) apresentam a linguagem típica de um documentário, mas com características originais que questionam a construção do ambiente fílmico, a veracidade dos depoimentos e os limites da direção numa obra desse gênero.

Esta abordagem temática questionadora, que busca dar sentido aos fatos, também chegou ao mundo acadêmico. Artigos científicos e dissertações de estudantes e professores tiveram como objeto de pesquisa esses documentários. Foi lançado um olhar sobre o discurso e a ideologia de documentaristas como José Padilha (“Ônibus 174”) e Michael Moore (“Tiros em Columbine”), a respeito da estética na obra documental e o impacto do 11 de setembro nas narrativas desse gênero.

Uma boa fonte para ler esses trabalhos é o site DOC ON-LINE, a revista digital de cinema documentário. Aí encontram-se artigos, críticas, dissertações e teses.